Pular para o conteúdo principal

A Disciplina (do meu ponto de vista)



Hoje pela manhã precisamos aparar as arestas, afinal, liberdade é uma moeda com duas caras.
Confesso que para mim disciplinar é um tanto quanto complicado.Sabe aquela tarefa que você sabe que precisa fazer mas adoraria não ter de fazê-la?
O tema da conversa hoje foi a falta de responsabilidade com os brinquedos.A Cecília anda meio irresponsável com os brinquedos, leva para passeios e perde, esquece na casa de alguém, deixa em qualquer canto da casa e, hoje senti que era o momento certo para falar sobre o assunto depois que ela pediu para eu procurar uma boneca que eu sei que ela esqueceu na casa da avó.
Tento não ser dura demais, nem flexível demais, procuro não falar muito, ser objetiva e ouvir o ponto de vista dela.
O que pesa mais para a Cissa é a sensação de ter me desapontado, não a incentivo a fazer nada com o objetivo de tão somente me agradar, mas sim para que entenda que sua felicidade e suas conquistas me deixam feliz também.Este é o objetivo, se sentir bem e feliz.
Felicidade não é uma constante, é um estado de espírito.Nós não somos ou somos felizes, nós estamos ou não estamos.Mas vamos voltar à disciplina senão minha estidade filosófica já dá um jeito de baixar por aqui rsrs.
Corrigir para mim não é gritar e fazer imposições, uso e abuso das comparações entre ação e consequência.O medo muitas vezes empodera a indisciplina, ainda mais conhecendo a personalidade curiosa e questionadora dela.Crianças são orientadas sobre o certo e o errado mas os pais conhecem bem a personalidade de cada um.
Não gosto de ver minha cria chorar, aliás, detesto.Mas logo após uma conversa dessas ela cai no choro e me dói, dói profundamente ver aquele rostinho todo manchado de vermelho e os olhos verde-escuros que me olham arregalados e apreensivos banhados em lágrimas de desapontamento.
Bater jamais, gritar só para ouvir o eco num cômodo vazio, mas disciplina com amor nunca sairá de moda. ;-)

Comentários