Pular para o conteúdo principal

Cama Compartilhada

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito de como os recém nascidos dormem na cama chão com uma mãe no puerpério, tendo que se abaixar e levantar várias vezes durante a noite e o dia.
Nunca encontrei uma referência de Maria Montessori sobre a cama compartilhada (se alguém tiver esta informação, por gentileza compartilhe), porém, através do estudo do método, de suas convicções a respeito do afeto e segurança naturalmente subentende-se que o melhor lugar para um recém nascido dormir é próximo à mãe.

Minhas considerações aqui se baseiam em minha experiência.Deixo bem claro que, cada família tem sua opção e que todas devem ser respeitadas.
A Cissa nasceu prematura de 7 meses, de parto cesário e no inverno, ou seja, todos os fatores colaboraram para a escolha da cama compartilhada.

Cama compartilhada não signigica que o bebê dormirá com os pais na mesma cama desde o primeiro dia, pode-se utilizar um moisés, nest ou um daqueles mini berços acoplados (vide imagem abaixo) nos primeiros meses e depois colocar o bebê na mesma cama ao lado da mãe sempre, pois a mãe tem maior sensibilidade e instinto que o pai.Só a ideia de ter aquele bração pesado que bate no seu rosto durante a noite batendo no bebê já é aterrorizante kkkkkkk.

Mini berço
Nest ou ninho neonato

Moisés

Para que seja uma opção segura alguns cuidados devem ser tomados antes de colocar o bebê para dormir com você, lembrando que o casal deve estar em comum acordo para evitar futuros conflitos.

Confira a lista abaixo:

- Certifique-se de que a cama é grande e firme (não use colchão d´água ou sofá) o bastante para acolher bebê, mamãe e papai. "Há muitas alternativas quando falamos de cama compartilhada - berço acoplado, colchão ao chão, etc.", lembra Bianca Balassiano Najm.
- A ordem deve ser essa mesma: bebê, mamãe e papai. O bebê deve dormir ao lado da mãe e nunca entre os pais. Lembra que já falamos sobre o aumento da vigilância materna?
- Tome precauções para que o bebê não caia da cama. No entanto, evite usar travesseiros fofos e almofadas, pois há risco de sufocamento.
- Se o seu cabelo for comprido, prenda-o.
- Não durma com roupas que tenham cordões e retire qualquer acessório.
- Nada melhor para o bebê que o cheiro da mãe. Por isso, não use perfumes.
- Por higiene e segurança, retire os animais de estimação do quarto.
- Jamais compartilhe a cama com seu bebê sob a influência de drogas, álcool, medicação para resfriado e alergia que não necessitam de receita médica para a compra ou se estiver extremamente privado do seu sono.
- Nunca coloque a criança para dormir sozinha em uma cama de adulto. Sempre deverá haver supervisão

Fonte: www.bolsademulher.com.br


Comentários